Em março de 2023, houve o retorno do Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim, com alunos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município de Patos de Minas/MG.

Os alunos frequentadores do projeto são divididos em duas turmas, uma no período matutino e a outro no período vespertino, no contraturno das atividades escolares. As atividades ocorrem nas dependências do Sest/Senat, unidade Patos de Minas. Os discentes recebem gratuitamente o kit do projeto contendo: bolsa, camiseta, bermuda, agasalho com pleito, tênis, cabo solteiro, boné, chinelo, caneca, dentre outros materiais. O projeto visa repassar conhecimentos relacionados a redução do risco de desastres, mudanças de comportamento de auto proteção, proteção comunitária, noções de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios rurais e urbanos, proteção e defesa civil, cidadania e civismo, preservação ao meio ambiente, dentre outros.

Os alunos participaram também de ações realizadas pelo 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM), tais como desfile cívico militar em comemoração ao aniversário da cidade de Patos de Minas e está programada para os dias 05 e 07 de junho a participação na semana do meio ambiente, com atividades voltadas para prevenção a incêndios e orientação a população. A formatura dos concluintes do Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim está prevista para o dia 27 de junho de 2023, onde receberão o certificado de conclusão do projeto.