Bombeiros de Montes Claros realizam simulado de combate a incêndio urbano e salvamento em altura

Início / Notícias Criado em: 21-11-2022 às 11h:29

Na manhã desta sexta-feira (18), foi promovido um simulado de atendimento em ocorrência de combate a incêndio urbano e salvamento em altura. O evento, que é uma reprodução muito próxima de uma situação real e que ajuda os envolvidos a compreenderem qual é o comportamento mais adequado nesses casos, ocorreu em edifício no bairro Morada do Sol em Montes Claros.

Na ação simulada as atividades foram executadas partindo do pressuposto de que em um dos andares havia ocorrido um incêndio, impedindo a saída de parte dos ocupantes do prédio. Os militares do 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM) e 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA), executaram salvamento de vítimas por aeronave, resgate de vítimas com técnicas de salvamento em altura (tirolesa), treinamento de evacuação, instalação do Sistema de Comando em Operações (SCO) para o gerenciamento da ocorrência, atendimento à múltiplas vítimas.

Além disso, equipes do Samu de Montes Claros participaram do evento em ação conjunta de resgate das vítimas. A MC Trans ficou responsável pela sinalização do trânsito e fluxo de veículos e a Polícia Militar ficou pelo controle de público e auxilio no controle de pânico.

O simulado tem como finalidade aprimorar a resposta dos militares frente a uma ocorrência desta natureza, bem como padronizar ações conjuntas entre as instituições participantes.

Os militares do Corpo de Bombeiros realizam treinamentos específicos rotineiramente, se capacitando e aprimorando a resposta à população Norte Mineira.