Na tarde da última terça-feira (09), na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), ocorreu a primeira reunião de preparação e enfrentamento ao período de estiagem para o ano de 2023, promovida pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB) e 7° Batalhão de Bombeiros Militar ( 7º BBM) em Montes Claros.
O evento, presidido pelo Comandante do 4º COB, Coronel BM Júlio César Toffoli, contou com a presença do Comandante do 7º BBM, Tenente-Coronel BM Rubens Fernandes de Oliveira, além da importante participação de diversas agências, a saber, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil, Instituto Estadual de Floresta (IEF), Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Social, IGAM, Parque Estadual da Lapa Grande, Guarda Municipal, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Instituto Grande Sertão e Brigada 1.

Durante a reunião, foi deliberado o plano de ação que alinhou as ações propostas pelas agências, com o objetivo de reduzir o número de incêndios em vegetação na região, antecipar as ações de planejamento e resposta, catalogar recursos e mitigar os impactos dos incêndios florestais na região.
Durante o período de abril a setembro observam-se menores volumes de precipitações no estado de Minas Gerais, caracterizando o período de seca e estiagem.
Segundo o Ministério da Saúde, esses fatores afetam diretamente a população brasileira, causando impactos diretos e indiretos sobre a saúde humana e ao meio ambiente. Dessa forma, a antecipação das ações de Prevenção, Mitigação e Preparação se tornam fundamentais para o enfrentamento do período de estiagem.

Em 2022 durante o período de estiagem, o 7º BBM atendeu 721 ocorrências de incêndio em vegetação no Norte de Minas, sendo a maioria dos atendimentos da natureza incêndio em lotes vagos. Ressalta-se que durante todo o mês de Abril, a Unidade realizou 393 vistorias em lotes vagos na região, justamente com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelas queimadas.