Entre os dias 14 e 18 de julho, militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participaram de um intensivão nacional de busca e resgate com cães, realizado na cidade de Indaiatuba, São Paulo. A qualificação rendeu certificação para um dos cães e mais habilidade para os trabalhos de busca de pessoas desaparecidas em Minas Gerais.

A capacitação contou com aulas teóricas e práticas, com destaque para a imersão em mantrailing (técnica de busca por odor específico de pessoas - onde se apresenta um artigo de odor ao cão e ele trilha por onde a vítima passou), promovida pelo Grupamento de Busca e Resgate (GBR-Brasil), referência nacional na técnica de rastreamento por odor individual. O curso também incluiu módulo especializado em odorologia forense, ministrado pela Dra. Jackequile Rachel, renomada pesquisadora na área.

Cabo Menezes e Cabo Afonso representaram o CBMMG, e o semovente Xamã foi certificado no Nível 1 de mantrailing, atestando sua aptidão operacional para buscas reais de pessoas desaparecidas. O cão Heley também participou das atividades, somando experiência prática ao binômio.

A participação no evento reforça o compromisso da corporação com o aperfeiçoamento técnico e a excelência na atuação em ocorrências de busca, salvamento e apoio humanitário, ampliando a capacidade do Corpo de Bombeiros Militar no emprego de cães em ocorrências de pessoas perdidas e desaparecidas, além de aprimorar a instrução e o conhecimento na área.