Na última semana, o 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) reforçou sua expertise em situações de emergência ao participar com destaque de um Simulado de Evacuação do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEB), realizado no dia 27 no bairro Benfica e no dia 29 no bairro Igrejinha, em Juiz de Fora. O evento, teve como objetivo testar a capacidade de resposta das equipes de resgate e intervenção diante de um cenário hipotético de rompimento de barragem.

Durante o simulado, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) demonstrou sua capacidade de mobilização rápida, coordenação eficiente e a aplicação de protocolos precisos. Com o envolvimento de unidades especializadas em busca e resgate e atendimento médico de urgência, os militares atuaram de maneira coordenada para enfrentar os desafios impostos pelo cenário simulado.

O evento contou com a participação de diversas agências e parceiros locais, o que permitiu uma abordagem integrada e multidisciplinar na resposta à situação hipotética. As equipes envolvidas puderam interagir e compartilhar conhecimentos, promovendo uma troca valiosa de experiências para aprimorar ainda mais os protocolos de resposta a emergências.

O simulado não apenas testou as habilidades técnicas das equipes do CBMMG, mas também evidenciou a importância do treinamento contínuo e do investimento em capacitação. O comprometimento demonstrado pelas equipes em lidar com uma situação complexa e desafiadora reforça a dedicação do Corpo de Bombeiros em garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente, refletindo também o constante compromisso com o preparo para enfrentar diversas situações.

O CBMMG reafirma seu papel fundamental como agente de proteção civil, atuando não apenas na prevenção e combate a incêndios, mas também respondendo eficazmente a uma ampla gama de situações de emergência, como desastres naturais e industriais.