Na última semana, o pelotão de bombeiros de Janaúba, realizou na cidade de Gameleiras, a formação da primeira brigada florestal da região da Serra Geral. O curso de formação de brigada florestal contou com 31 servidores e colaboradores voluntários da prefeitura municipal de Gameleiras.

A formação contou com aulas teóricas e práticas, capacitando os servidores e voluntários a atuarem no combate ao incêndio florestal, por meio de instruções sobre o comportamento do fogo, a segurança nas operações e estratégias, táticas e técnicas de combate.

Também foram ministradas instruções sobre primeiros socorros, abordando os seguintes temas: parada cardiorrespiratória, obstrução de vias áreas (engasgo), ferimentos, acidentes com animais peçonhentos, mal clínico e lesões musculoesqueléticas.

Por fim, foi ministrada aula sobre legislação ambiental, discutindo a importância da prevenção do meio ambiente e os reflexos negativos dos incêndios. Nesse contexto, foi realizada visita de educação e conscientização ambiental no Parque Estadual Caminho dos Gerais.

O curso contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que tem como competência desenvolver e implementar as políticas florestais e de biodiversidade do estado, objetivando manter o equilíbrio ecológico, a conservação, preservação, o uso sustentável e a recuperação dos ecossistemas.

Também apoiaram na capacitação: a Prefeitura Municipal de Gameleiras, a Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Gameleiras-MG, que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município.

A formação de brigadas municipais, coordenadas por bombeiros militares, é uma forma de expansão do atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em municípios com até 30 mil habitantes.