Pautados no compromisso de desenvolver ações preventivas nos municípios de sua articulação, o 7° Pelotão de Bombeiros Militar de Janaúba realizou nesta sexta-feira (12), mais um curso de formação de brigada orgânica, desta vez na Escola Estadual Miguel José da Cunha, em Porteirinha, no norte do estado.

Na oportunidade foram formados 25 funcionários da escola, dentre eles, serventes, professores e até mesmo a diretora, que receberam o treinamento com duração de oito horas. Toda a capacitação ocorreu nas dependências da escola, sendo ministradas aulas teóricas e treinamento com práticas de combate a princípio de incêndio e atendimento de primeiros socorros em adultos, lactentes e sobretudo em crianças.

O curso de Brigada de Incêndio Orgânica tem por finalidade a capacitação dos funcionários, de modo em que se tornem aptos para atuarem em situações que envolvam emergências de primeiros socorros com abordagem em Parada Cardiorrespiratória; Parada Respiratória; Ocorrências de casos clínicos; Obstrução das vias áreas superiores (engasgo); Ferimentos e Fraturas com trauma.

Também fez parte do treinamento, a instrução sobre combate ao princípio de incêndio com orientações sobre o plano de abandono da edificação; abordando ainda os aspectos do comportamento do fogo; classe de incêndios; classe dos agentes extintores, além do reconhecimento e utilização dos equipamentos de combate a incêndio que a escola possui.

A formação da Brigada de Incêndio Orgânica se firma no propósito de disseminar a cultura de prevenção e autoproteção. Este curso atende ainda a legislação Bombeiro Militar, sobretudo a Instrução Técnica 12 e a matriz curricular da Portaria 54/2020 do CBMMG.