Seguindo as atividades planejadas para o Maio Amarelo, em Governador Valadares, o Dia D foi celebrado nesta quinta-feira, 11 de maio, com uma solenidade em um stand montando no shopping da cidade e contou com a presença de vários instituições governamentais e da sociedade civil.

O Sexto Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6ºBBM), participou de várias dessas ações do Maio Amarelo na cidade como palestras em escolas, blitz educativas, dentre outras atividades de disseminação da cultura de prevenção de acidentes.

A programação conta ainda com uma exposição de stand que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de maio. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem espaço de destaque, onde os frequentadores do estabelecimento terão a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pela instituição, principalmente os aparelhos empregados em ocorrências de salvamento.

A campanha

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

Segundo estatística realizada pelo setor de traumatologia do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), somente no ano passado, o setor realizou 2318 cirurgias ortopédicas, sendo que 85% dos pacientes foram homens, 66% dos pacientes de 18 a 60 anos de idade. O grupo que mais se acidentou no transito da cidade, e por consequência necessitou de cirurgias corretivas, foram os motociclistas 33.59% dos atendimentos.

Fotos produzidas com o consentimento dos pais ou responsáveis.