Visando a ampliação do atendimento e a otimização do tempo resposta no período de incêndio em vegetação, o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano realizou, nos últimos dias, a formação de dezesseis brigadistas florestais nas cidades de Jaguaraçu e Marliéria, com o apoio fundamental de diversos voluntários das cidades vizinhas.
A capacitação foi coordenada pelo sargento Abel Barcelos, reforçando o preparo das equipes para agir de forma rápida e eficiente na prevenção e combate a incêndios florestais, além de oferecer mais segurança aos combatentes, por meio de técnicas modernas e atualizadas.
Minas Gerais registrou 40.693 ocorrências de incêndios em vegetação entre janeiro e dezembro de 2024, de acordo com dados do Cisnp/CBMMG. O número é o pior da série histórica iniciada em 2015, ultrapassando todo o contabilizado em 2021, pior período até então, quando foram 33.855 casos ao longo de todo o ano. A capcitação, portanto, é essencial para a temporada de seca, que já atinge seu ápice e as condições ficam mais favoráveis à queimadas, aumentando significativamente os casos.
⚠️ Alerta Importante!
Durante a estiagem, não realize queimadas. Além de serem crime ambiental, elas colocam em risco toda a comunidade, podendo gerar consequências graves.