O que é o Manejo Integrado do Fogo

O manejo integrado do fogo (MIF) é inserir o uso do fogo no contexto da sucessão ecológica nos ecossistemas adaptados por ele. Seu objetivo principal é fornecer as condições ideais desses biomas para sua reprodução forte e variada, respeitando suas limitações biológicas e necessidades de fogo controlado. Seu objetivo secundário é a gestão de combustíveis, pois, uma vez que o fogo propicia alteração do estado físico da matéria orgânica, apresenta condições desfavoráveis a propagação de incêndios durante os períodos de estiagem drástica. Ou seja, expõe a vegetação a uma situação de presença de calor, transformando a matéria morta em cinza de forma a preservar a presença de substrato, dificultando a propagação de incêndios.

Queima prescrita

É uma das etapas mais importante do MIF. Faz uso do fogo de acordo com cenário específico. Normalmente o procedimento é adotado onde o executor detém o controle do fogo, utilizada para diminuir o material comburente, reduzir o risco de incêndios, promovendo a conservação da biodiversidade local (para os biomas adaptados ao fogo, que é o caso dos locais escolhidos para a ação no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco).

Nos dias 11 e 12 de Julho, equipes altamente qualificadas pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Brigada Voluntária Carcará, Defesa Civil de Ouro Branco, GRAD, Brigadas contratadas pelas empresas Gerdau e Vale realizaram a queima prescrita de 32 hectares de uma área previamente preparada e estudada do Parque.

Antes da queima equipes do GRAD verificaram o perímetro com drones munidos de câmeras térmicas para realizar o afugentamento das espécies localizadas no setor de queima, preservando assim o mínimo impacto possível para a atividade.

Além disso, semanas antes da aplicação do fogo, equipes de Brigadistas do Parque realizaram a supressão de vegetação confeccionando mosaicos de setorização. Essa abordagem impediu que o fogo perdesse o controle a alcançasse as áreas de desinteresse da atividade.
Toda a atividade foi realizada com redundância de segurança no controle das chamas contando com veículos com sistema de combate a incêndios embarcados e prontos para uso, bem como diversos combatentes impedindo a propagação indesejada do fogo.

O MIF é o fogo integrado, controlado e benéfico ao Cerrado, quando aplicado de forma correta. É o fogo que protege.

Clique aqui e acesse ao vídeo!