No dia 26 de junho, se comemora em Minas Gerais, o dia do Bombeiro Militar Veterano, em comemoração à esta importante data, foi realizado nas dependências da Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena o Encontro de Veteranos da Unidade. “O legado de uma instituição de sucesso passa por aqueles que forjaram a história com atos de bravura e dedicação ao longo dos anos”.

A ideia que partiu do Comando da Unidade, tomou força com a composição de uma comissão envolvendo militares da ativa e da reserva, com o intuito de proporcionar um grande momento aos nossos heróis Veteranos, sendo a solenidade desenvolvida sob coordenação do 3º Comando Operacional de Bombeiros.
O evento, muito prestigiado, contou com a presença de 70 militares veteranos, 30 Bombeiros militares da ativa e 09 militares da Banda de Música da 13ª RPM.

Ainda, quando eram realizados os contatos com nossos heróis veteranos para convida-los para o evento, o Coronel veterano Benedito, primeiro Comandante da então fração de Barbacena, disse que “fica feliz em saber que na Corporação ainda, existem pessoas que valorizam os seus Veteranos. Valorizar aqueles que deixaram o seu suor na construção dos alicerces da Corporação, é preservar a sua história”.

O evento muito prestigiado, contou com a presença do Senhor Coronel BM Winderson Alain Moura, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros, o Presidente da União dos Militares, Cel PM Veterano Wilalba Ferreira de Souza, o ex Sub chefe da DAT, Cel BM Donizetti Silva de Oliveira, do ex Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da ABM, Ten Cel BM Veterano Marcos Moreira Santiago, do ex Comandante de Companhia do Corpo de Bombeiros de Barbacena, Major BM Evaristo Celino e do Presidente da Associação Beneficente dos Reformados da PMMG, Cap PM Veterano Pedro de Oliveira Gurita.

Cada história, cada lembrança, cada militar que passa, deixa sua marca, e por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) procura sempre honrar aqueles que contribuíram com essa trajetória tão sublime. Rememorar o passado na certeza de que nossos heróis veteranos foram cruciais para proporcionar o bom momento que vivemos! Reservamos um momento para nossa sincera homenagem aos honrosos Bombeiros Militares da Reserva e Reforma, que, em seu tempo de serviço na ativa, são lembrados por terem combatido o bom combate a todo o tempo, com bravura e sacrifício, no período em que serviram à nossa Valorosa Corporação!

O CBMMG comemora este ano 112(cento e doze) anos, graças aos nossos militares Veteranos que, desde os primórdios da história, se dispuseram a vestir a farda, bem como possuíram o espírito de corpo e fé na missão elevada do CBMMG.
Assim, exercendo com amor à profissão, seguindo com afinco os valores da hierarquia e disciplina, Valorização da Vida, Ética, Responsabilidade Social, Probidade Administrativa, Integridade e Honestidade, Compromisso, Eficiência, Imparcialidade, Transparência e robustez Física, com o propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.
Um a um, os militares iam chegando, se reencontrando, abraçando, contando histórias, num misto de saudade e alegria, revivendo momentos que ficaram marcados na lembrança.

O ilustre Comandante do 3º COB, Coronel Winderson Alain Moura em sua fala, “enalteceu a vibração e comprometimento dos nossos militares veteranos, e disse que se hoje encontra-se na condição de Comandante Operacional do 3º COB, é graças a dedicação e evolução das Unidades que é fruto do trabalho de nossos militares Veteranos”.
Enaltecendo também os veteranos, o Comandante da Unidade, Major Ronaldo Rosa de Lima disse que "É uma honra abrir as portas da Segunda Companhia Independente e ser anfitrião do evento, afirmando aos militares que a casa é, e sempre deles e estará sempre à disposição, pois quem trabalhou a vida toda na Corporação, merece o nosso respeito!".

Logo em seguida, os militares se confraternizaram com um coffee break, e também puderam assistir a um vídeo de homenagem especialmente confeccionado para o encontro.
Foram exibidas ainda cerca de 500 fotos guardadas nos arquivos da 2ª Cia Ind, revivendo momentos que ficarão para sempre na memória.

Link do Vídeo