A fração de Bombeiros Militar foi inaugurada em Pouso Alegre no dia 19 de outubro de 1980, como a Sétima Seção de Combate a Incêndio. Seus 41 anos de existência foi comemorado em ato solene, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, na data de 21 de outubro, com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II e Medalha de Mérito Militar.

A Unidade também foi homenageada pela Câmara Municipal, com a entrega de uma placa em comemoração ao aniversário de instalação, na presença de autoridades, militares e familiares.

A Sétima Companhia Independente de Bombeiros Militar, assim denominada atualmente, segue incansavelmente na missão de salvar vidas e bens alheios, sendo responsável também pela coordenação e controle do Segundo Pelotão em Itajubá e do Terceiro Pelotão em Extrema, abrangendo uma área de onze mil e sessenta e sete quilômetros quadrados, totalizando quarenta e sete municípios e uma população de mais de setecentos e sessenta mil pessoas atendidas pela Unidade.

Desta forma, parabenizamos a 7ª Cia Ind BM pelos seus 41 anos de criação, motivados pelo pensamento de que a verdadeira nobreza não está, exclusivamente, no cumprimento singelo e restrito da missão, e sim, na excelência da qualidade e do resultado produzido.