Na última sexta-feira (02), a esquadrilha Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Belo Horizonte, recebeu 25 militares, sendo 15 instrutores e 10 discentes do Curso de Tripulante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Os militares do BOA realizaram um treinamento sobre a técnica Combinado para os próprios Operadores Aerotáticos (OAT’s) da unidade e para os discentes do CBMDF. Tal técnica consiste em transferir a corda do rapel para o McGuire em ocorrências de salvamento com aeronaves de asas rotativas. O equipamento é utilizado para extrair as vítimas quando a aeronave não pode efetuar o pouso próximo ao local da ocorrência.

Ainda no período da manhã, foi ministrada uma aula expositiva acerca do tema e uma demonstração da técnica na aeronave EC 145, com a utilização do braço do Fast Roping (descida numa corda espessa em locais onde o helicóptero não consegue efetuar o pouso). No período da tarde, a técnica foi realizada pelos discentes na plataforma de treinamento, além da prática em voo do Combinado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte (CPOR-BH).

O chefe da delegação, capitão Alex Lima, agradeceu e ressaltou a importância desse encontro e da troca de experiência entre os estados: “Ficamos agradecidos pelo conhecimento repassado e pela forma com que fomos recebidos pelos militares do BOA. Em nome do Comandante do Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP) do CBMDF, tenente-coronel Pimentel, informo que as portas estão abertas para os senhores, seja de passagem ou troca de experiência na aviação. Obrigado. ”

O Batalhão de Operações Aéreas sentiu-se honrado em contribuir com a formação dos discentes do CBMDF e pela troca de experiências sobre a temática da aviação.