Na última quinta-feira (01), a esquadrilha Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizou na cidade de Belo Horizonte, em conjunto com a equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma palestra para residentes de medicina de emergência de Belo Horizonte.

A equipe médica do BOA, auxiliada pelos militares da unidade, realizaram uma aula expositiva, abordando como é realizado o serviço aero médico e como é feita a sua logística. Posteriomente, foram discutidos casos clínicos atendidos pelo Batalhão. Participaram do treinamento, médicos residentes do Hospital João XXIII, do Hospital Municipal Odilon Behrens e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A especialização em medicina de emergência é uma área recente que vem crescendo no Brasil. Esta residência engloba as principais situações encontradas nos prontos-socorros, tais como urgência e emergências clínicas, cirúrgicas, trauma e atendimento móvel de urgência.

A doutora Jeane Almeida, residente de medicina de emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, ressaltou a importância da palestra: “Muito importante conhecer as particularidades do serviço aero médico realizado pelas Instituições em Belo Horizonte. Impressionante a organização do serviço e como a segurança da equipe e do paciente são prioridade no trabalho. A visita com certeza despertou o interesse pela atuação como profissional no serviço. ”

O doutor Túlio Ravel, residente de medicina de emergência do Hospital JoãoXIII, também ressaltou a importância de conhecer como é realizado o serviço aero médico: “A visita foi uma grande oportunidade de conhecer um pouco sobre um serviço tão estimado no meio da medicina de emergência. A semente foi plantada, espero em breve estar com vocês. Voar para salvar!.”

O Batalhão de Operações Aéreas sentiu-se honrado em contribuir com a formação dos médicos residentes em medicina de emergência.