Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2024, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) executou o curso piloto de Remote Pilot Aircraft – RPA, na região do Quinto Comando Operacional de Bombeiros (5º COB), em Governador Valadares. O curso teve início logo após a solenidade de abertura com a presença do tenente-coronel Nunes, representando o Comando do 5° COB, com instruções teóricas fundamentais, abordando desde regulamentações até princípios básicos de voo e segurança.

Além das disciplinas teóricas, que também envolveram configurações técnicas, interface dos sistemas e teoria sobre busca, navegação e aplicação em incêndios florestais, houve também o treinamento prático, iniciando-se pelos movimentos básicos, combinados e avançados, até atividades simuladas de busca. Como destacado durante os treinamentos, o drone pode ser utilizado em diversos tipos de atendimento como incêndio florestal, busca de pessoa perdida ou desaparecida, busca de afogados, ocorrência envolvendo produtos perigosos, dentre outros.

Com o objetivo de atingir a excelência dos serviços prestados à sociedade mineira, o curso de RPA foi aplicado para um total 20 militares de diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, quais sejam: 4º BBM, 6º BBM, 8º BBM, 9º BBM, 10º BBM, 11º BBM, 12º BBM e 2ª CIA Ind. Durante esses cinco dias de curo, os bombeiros militares receberam um intenso treinamento teórico e prático dos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado e, ao final, tornaram-se aptos a empregar as técnicas mais modernas como mapeamento com drone e o uso de câmera térmica em buscas noturnas.