Binômio do Canil de Governador Valadares recebe certificação

Início / Notícias Criado em: 15-10-2021 às 09h:13

O binômio formado pelo sargento Geraldo Avelino da Silva Filho e pelo cão Bono, que pertencem ao 5º Comando Operacional de Bombeiros (5ºCOB) e 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), em Governador Valadares, foi certificado em busca rural e busca urbana (escombros e soterramento) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

A atividade que conferiu ao binômio a certificação durou 15 dias e aconteceu na cidade de Serra no Espírito Santo. O título é constituído por provas de obediência e por busca rural e urbana, de vítimas vivas ou mortas. Para a prova de buscas, é delimitada a simulação de uma ocorrência com número de vítimas definido e o tempo cronometrado. A avaliação considera a pontuação pela localização da vítima, a estratégia de busca, o trabalho do binômio, a qualidade com que o cão se apresenta, a capacidade física e a sinalização com latido quando a vítima é localizada.

Bono já atuou com sucesso em buscas de pessoas desaparecidas e localização de vítimas soterradas. Dentre os atendimentos mais relevantes, destaque para a busca por pessoa desaparecida em Jaguaraçu e João Monlevade e a busca por vítimas soterradas, realizada na cidade de Santa Maria de Itabira, ambas amplamente divulgadas pela imprensa devido ao sucesso empreendido.

O Canil da unidade ainda possui mais outros três animais que em breve passarão pelo mesmo exame.