Iniciativa é fruto da parceria com Instituto Ecomovimento/Usipa, Cartão de Todos e Lei de Incentivo ao Esporte

O Projeto Golfinho, desenvolvido pelo 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (11º BBM), realizou nesta quinta-feira (27), sua aula inaugural, marcando o início das atividades de educação preventiva e segurança no meio aquático em Ipatinga. A iniciativa é implementada em cooperação com o Instituto Ecomovimento – Usipa, o Cartão de Todos, e financiada por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, beneficiando 60 crianças de 9 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social.

Após uma breve solenidade de abertura e a fala dos parceiros, a equipe de instrutores do Corpo de Bombeiros apresentou a importância de reconhecer os riscos presentes no ambiente aquático. Utilizando materiais de fácil acesso, os militares demonstraram conceitos fundamentais que serão trabalhados ao longo do projeto, orientando as crianças sobre como agir com segurança para ajudar uma pessoa em perigo sem se expor ao risco.

A ação contou com a participação da sargento Vivyan Louise Lana e do cabo Diego Duarte, que conduziram a demonstração. Eles apresentaram equipamentos utilizados no salvamento aquático, reforçando que a abordagem direta a uma vítima de afogamento não deve ser feita sem treinamento adequado, evitando que, na tentativa de socorrer, o ajudante também se torne uma vítima. Foram ainda apresentadas alternativas seguras de auxílio quando não houver equipamentos disponíveis, alinhando prática educativa e responsabilidade. A ação aconteceu com a cooperaçao do comandante do 11º BBM, Ten Cel BM Janine Gonçalves de Faria Rocha e com o apoio da sargento Michelle Barbosa Martins Pereira, coordenadora de Projetos sociais da unidade, e Josias Alves da Silva, presidente da Ecomovimento. 

Desenvolvendo habilidades

O projeto tem como propósito oportunizar às crianças o desenvolvimento de habilidades natatórias básicas e transmitir conhecimentos essenciais sobre prevenção de afogamentos, condutas seguras e estratégias de autoproteção, de acordo com as diretrizes de Defesa Civil e o macroprocesso de Gestão e Redução de Riscos de Desastres do CBMMG.

"Quero parabenizar a todos envolvidos no projeto. Cartão de Todos , Corpo de Bombeiros , Centro Esportivo Usipa e demais envolvidos pelo respeito, carinho e confiança depositada nas crianças e familiares. Como mãe de uma criança com necessidades especiais, eu me sinto entusiasmada e feliz com projeto", comentou Suelen, mãe do aluno Lucas Gabriel Amaro Torres.

Estiveram presentes na aula inaugural diversas autoridades, entre elas o subcomandante do 11º BBM, major Hoberdan, o gerente-geral da Usipa, Sérgio Fassheber, o representante do Cartão de Todos, André Nadeo, e o representante da Prefeitura, Thiago Lagem, diretor de Esportes.

Inscrições e participação

O Projeto Golfinho integra o portfólio de projetos sociais do 11º BBM.

As vagas são limitadas, e a participação está condicionada à disponibilidade.