Após simulação, bombeiros e integrantes do SAAV atendem ocorrência real de pessoa ilhada

Início / Notícias Criado em: 11-11-2021 às 14h:13

Mensalmente, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) planeja treinamentos aos integrantes do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), que contempla atividades de atualização e treinamento para primeiro atendimento em emergências. Nesta semana, médicos, enfermeiros, operadores aerotáticos e pilotos simularam atividades típicas do período chuvoso como acesso à paciente em local de difícil aproximação, por meio de técnica de rapel e de transporte de pessoas do lado externo à aeronave.

Coincidentemente, nesta última segunda-feira, dia (8), a equipe de serviço foi acionada para um atendimento a pessoas ilhadas. Quatro jovens estavam em uma cachoeira na Floresta Estadual do Uaimií, em Itabirito, quando foram surpreendidos com o aumento repentino do volume de no curso d´agua. No chamado, relataram que o nível de água continuava subindo. A ação rápida e coordenada da equipe possibilitou chegar ao local, e aplicando as técnicas treinadas com helicóptero, foi possível retirar os jovens da situação de risco e deixá-los em local seguro.

O local não permitia aproximação e pouso, sendo assim, foi necessário transportar os solicitantes no cesto de salvamento, utilizando o gancho da aeronave. Os equipamentos especiais que fazem parte do kit salvamento encontrado nas quatro bases do SAAV-MG, distribuídas no estado são muito úteis, pois aumentam a segurança da operação, mantendo a aeronave afastada de locais que muitas vezes estão cercados por obstáculos.

São equipamentos versáteis, com elevada resistência, que podem retirar pessoas rapidamente de locais inseguros. Contudo, é necessária habilidade dos pilotos, bem como padronização de procedimentos pela equipe envolvida. Isso é assegurado pelos treinamentos constantes viabilizados pelo convênio SUS-MG, envolvendo SAMU 192, SES-MG e CBMMG 193.

Neste período do ano é comum passeios em cachoeiras, mas é preciso realizá-los com prudência. Verifique se há chuva prevista na região antes de se aproximar de cursos d’água. Não se arrisque em locais de difícil acesso e permaneça em locais onde há rota de fuga. O aumento do volume de água pode ser rápido. Não seja surpreendido e evite acidentes.

SAAV - Suporte Aéreo Avançado de Vida é serviço do SUS-MG, ofertado através da parceria SAMU 192, SES-MG e CBMMG 193.