No dia 1° de junho é comemorado, o Dia da Imprensa no Brasil. A data foi definida quando iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense. Comunicar-se com os ouvintes por meio de informações de credibilidade, justiça e clareza. Essas são algumas premissas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para inteirar a população sobre os fatos relacionados as ocorrências atendidas pela corporação.

Na última quinta-feira (01), o CBMMG participou junto a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), para a realização de um evento em homenagem aos presidentes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Flávio Lara Resende e Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, respectivamente. O evento foi realizado na Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM).

Os homenageados foram recepcionados pelas autoridades militares, e em seguida, convidados a participar de um café com outros convidados das duas instituições, e também com jornalistas que atuam no estado de Minas Gerais.
A imprensa tem o papel essencial em nossa sociedade, sendo por meio dela repassadas as mais importantes informações e notícias do mundo todo. Os veículos de comunicação como televisão, internet, jornais, rádio, e revistas são exemplos de representação da imprensa. Esses meios devem ser guiados pela ética, verdade, imparcialidade e fatos bem fundamentados.

O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, fez uso da palavra para agradecer a homenagem feita pela AOPM: “É uma honra muito grande estar aqui hoje recebendo essa homenagem. A ABERT fica muito orgulhosa, e receber essa homenagem mostra a grande importância do trabalho Associação Brasileira de Rádio e Televisão, principalmente a importância da informação no Brasil, com credibilidade, e principalmente a liberdade de expressão, e a liberdade de imprensa”.
Em seguida, o presidente da AOPM, Coronel Ailton Cirilo, ressaltou a grande importância do trabalho integrado entre as instituições militares e os órgãos de comunicação: “Na pessoa dos representantes da ABERT, e AMIRT, agradecemos a toda à imprensa, pelo trabalho sério, pelo compromisso com o estado democrático de direito, que são valores que comungam tanto as instituições militares, quanto a própria imprensa”.

Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, presidente da AMIRT destacou um fato atual e importante, e que precisa ser combatido, com o trabalho conjunto entre as forças de segurança e o trabalho dos órgãos de comunicação, que são as Fake News: “Hoje, a nossa dificuldade quando for gerar conteúdo nas várias plataformas que existem, é de verificar, apurar e para levar informação consciente ao ouvinte telespectador, é para que ele não fique vazio. Então é muito que a gente construa e reconstrua essas pontes”.