ABM realiza palestra sobre o Novembro Azul e a importância da prevenção

Início / Notícias Criado em: 24-11-2021 às 09h:34

Nesta terça-feira (23), a Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM) realizou um evento referente a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Sendo os palestrantes cabo reformado da Polícia Militar de São Paulo, Daniel Moreira de Souza, destacando a importância da motivação interpessoal, o Dr. Lucas Mendes Nogueira, diretor científico da Sociedade Brasileira de Urologia, palestrando sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e o Pedro Gustavo Silva Ribeiro, fundador do projeto Homem Integral, informando a necessidade de cuidar do corpo e da mente.

O Dr. Lucas Mendes Nogueira esclareceu que quando diagnosticado precocemente, 90% dos casos de câncer de próstata tem grandes chances de cura. Segundo o palestrante, o objetivo principal do “Novembro Azul” é não só a prevenção ao câncer de próstata, mas preservar a saúde do homem como um todo.

Existem outras campanhas que visam prevenir também outras doenças afetas ao homem, como o câncer de testículo, que é pouco comentado, mas incidente entre jovens entre 15 e 20 anos, e a infecção da próstata que está relacionada ao trato urinário.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, sem sintomas, por isso a importância das consultas, exames de rotina, além do exame de toque, o qual pode detectar eventuais alterações. Por isso, o homem deve fazer o acompanhamento preventivo de atenção a sua saúde, que deve ser feito durante todo o ano e não apenas no mês de novembro.

Todos juntos na luta contra o câncer de próstata, não permita que o preconceito te impeça de cuidar da sua saúde!