Na noite desta última quarta-feira (10), foi realizado, na Academia de Bombeiros Militar - ABM, em Belo Horizonte, o XII Concerto em Homenagem às mães. O evento foi idealizado pela Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar e contou com a presença de cantores convidados e militares acompanhados de seus familiares, tendo um público total de 300 pessoas.

A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi criada no dia 9 de setembro de 1927, pela Lei 959. No ano de 2016 foi declarada patrimônio cultural mineiro, através da Lei Estadual nº 22.462. Atualmente, é considerada uma das mais antigas e tradicionais Bandas de Minas Gerais.

A abertura do evento aconteceu com a música “Abba Gold”, seguida de interpretações da Banda Sinfônica de vários clássicos em diferentes estilos.

O militar da reserva, tenente veterano Valdeny Silvan Pereira, ex-integrante da Banda Sinfônica do CBMMG, interpretou “Por una cabeza”, do ícone do tango Gardel. Os cantores civis convidados, Chris Cotta e Lucas Damasceno, abrilhantaram a apresentação interpretando um clássico que fez parte do famoso musical “O Fantasma da Ópera”, do compositor Lloyd Webber, “All I ask of you”. A Banda Sinfônica ainda tocou sua intepretação de uma seleção de músicas do Tim Maia.

Parafraseando Milton Nascimento, “Mãe é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta, uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta”. Para encerramento do concerto, a plateia foi contemplada com a música “Maria, Maria”, que traduz, como poucas músicas, a força da mulher brasileira.