Na última semana, a Academia de Bombeiros Militar (ABM), promoveu o Seminário dos Grupos Temáticos Operacionais (GTOs), em parceria com a Fundação Salvar.

O evento ocorreu durante os dias 31 de maio a 02 de junho e reuniu membros de quinze grupos temáticos, militares de diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e discentes desta instituição educacional. O objetivo foi difundir conhecimentos, discutir resultados de pesquisas e trabalhos técnicos, além de promover a interação entre pesquisadores e militares para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento das áreas temáticas no CBMMG.

O Seminário dos Grupos Temáticos Operacionais proporcionou uma oportunidade única para que os militares pudessem aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências sobre temas relevantes para a atuação operacional. Durante o evento, foram abordadas diversas áreas temáticas, incluindo: mergulho autônomo; salvamento aquático; incêndio urbano; incêndio florestal; produtos perigosos; atendimento pré-hospitalar; treinamento físico militar; salvamento terrestre; salvamento veicular; atendimento a tentativa de suicídio; busca e resgate em estruturas colapsadas; classificação internacional; proteção e defesa civil; movimentos de massas; enchentes e inundações, busca, resgate e salvamento com cães e perícia de incêndio.

Os participantes tiveram acesso a palestras ministradas por especialistas renomados, atividades interativas e apresentações de trabalhos científicos, que contribuíram para a disseminação de conhecimentos atualizados e avançados. Além disso, o seminário promoveu um ambiente propício para o networking e a criação de parcerias entre pesquisadores, militares e profissionais da área. Militares e civis, referências em suas áreas de atuação, do Distrito Federal, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentaram-se nos três dias de evento.

Espera-se que o conhecimento adquirido e as conexões estabelecidas durante o seminário continuem a impulsionar o aperfeiçoamento das áreas temáticas no CBMMG.