A Academia de Bombeiros Militar (ABM) realizou o Encontro Anual dos Grupos Temáticos Operacionais (GTOs) em 2024, reunindo autoridades e membros dos Grupos no Complexo Pampulha. O evento, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento das áreas temáticas operacionais, essenciais para a corporação.

Estiveram presentes o comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, o comandante da ABM, coronel Peron Batista da Silva Laignier e o deputado Federal Pedro Aihara, que reforçou a importância da sinergia entre as forças políticas e institucionais para os avanços da corporação. O evento foi enriquecido, também, pela presença de professores de renomadas universidades, destacando-se o papel vital da academia na pesquisa e desenvolvimento das áreas temáticas.

Nesse sentido, um dos focos do encontro foi a apresentação do Centro Intersetorial de Pesquisas em Alterações Climáticas e Redução do Risco de Desastres (Cipard), uma iniciativa pioneira destinada a aprimorar a gestão de riscos e a resposta a desastres, evidenciando o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) com a inovação e a segurança dos cidadãos mineiros.

O encontro destacou a importância dos 17 GTOS, compostos por 290 militares de todo o estado, os quais puderam trabalhar, durante os dois dias, metas e projetos para o biênio 2024/2025. Esses grupos evidenciam um comprometimento extraordinário com as missões desenvolvidas pela corporação.

A Academia de Bombeiros Militar agradece a todos os participantes e a Fundação Salvar pelo apoio e sucesso do evento, reafirmando o compromisso com a excelência no serviço prestado à comunidade mineira.