ABM oferece curso de manutenção e manuseio de ferramentas para aperfeiçoamento operacional

Início / Notícias Criado em: 24-05-2023 às 09h:00

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, entre os dias 15 e 19 de maio, cursos de manutenção e operação de motosserra e roçadeira no Centro de Treinamento Profissional da Academia de Bombeiros Militar (ABM). Esses cursos visam capacitar os participantes em técnicas adequadas de uso, manutenção e segurança ao lidar com motosserras e roçadeiras.

O treinamento é especialmente voltado para profissionais que trabalham no setor rural, como agricultores, produtores rurais e trabalhadores do campo, que necessitam dessas ferramentas para suas atividades diárias. Para os bombeiros, o curso também é significativo, uma vez que os militares utilizam as ferramentas em sua rotina de atendimento.

Neste contexto, compreender o manuseio correto, bem como manter o equipamento em boas condições de uso é essencial para a própria segurança dos militares e para o bom desempenho nas ocorrências de corte de árvores, incêndio urbano, entre outras.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre os princípios básicos de operação, regulagem, afiação de lâminas, troca de peças e manutenção preventiva dos motosserras e roçadeiras. Além disso, também foram abordadas as questões de segurança, incluindo o uso adequado de equipamentos de proteção individual e medidas de prevenção de acidentes.