A Academia de Bombeiros Militar (ABM), celebrou hoje (02), a conclusão do Curso de Salvamento em Altura (Csalt) do ano de 2023. O evento, que contou com a presença do coronel veterano William da Silva Rosa e de outras autoridades militares e civis, marcou a formatura de 23 discentes que demonstraram proficiência excepcional em operações de salvamento em altura.

O Csalt 2023, que teve duração de 26 dias, abrangeu uma ampla gama de atividades técnicas, desde conhecimentos básicos sobre nós e amarrações até atividades mais complexas como operações com macas, abordagens táticas a tentativas de suicídio, operações em torres, resgate em montanha e canionismo.

Todas as atividades realizadas durante o curso foram planejadas para que os militares pudessem adquirir o conhecimento técnico necessário para resgatar vidas em ambientes verticais, utilizando técnicas de cordas para acessar e retirar com segurança indivíduos de locais perigosos.

Ao longo da especialização, os militares também realizaram inúmeras atividades extensas e exaustivas, visando a obtenção de expertise técnica, controle psicológico e robustez física, atributos essenciais em atividades de salvamento em altura.

A cerimônia de encerramento do curso marca a dedicação, compromisso e conquista dos alunos ao dominar as habilidades essenciais necessárias para essa área especializada, cabendo ressaltar a homenagem ao primeiro colocado do curso, cabo Heberton de Jesus Silva Ribeiro.