ABM é aprovada com nota máxima como Instituição de Ensino Superior

Início / Notícias Criado em: 08-11-2021 às 15h:05

A Academia de Bombeiros Militar (ABM) recebeu, entre os dias 23 e 27 de agosto, a visita de comissão avaliadora institucional designada pelo Conselho Estadual de Educação para fins de recredenciamento como Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Minas Gerais e também para a renovação do reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Gestão e Gestão de Catástrofes (Curso de Habilitação de Oficiais Bombeiro Militar – CHO BM) perante os órgãos competentes.

Na ocasião da visita, foram avaliados:  o planejamento e o desenvolvimento institucional, as políticas acadêmicas, as políticas de gestão, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica, o corpo docente, dentre outros indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Os avaliadores, professor. Dr. Gustavo Henrique de Almeida, e professor Me. Fabiano Eustáquio Zica Silva, conheceram as instalações físicas da unidade Pampulha e unidade Contagem. Eles também se reuniram com o coordenador de curso, professores, discentes, membros do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Comissão Própria de Avaliação - CPA e gestores da ABM. Na oportunidade, os avaliadores também participaram de oficinas práticas organizadas pelos alunos do CHO BM.

O resultado da avaliação foi a aprovação do recredenciamento da ABM e a renovação de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Gestão e Gestão de Catástrofes, ambos com a nota máxima de avaliação institucional, 5 (cinco) pontos, conforme Relatórios da Comissão encaminhados no final de outubro ao Conselho Estadual de Educação. Isso demonstra a excelência no desempenho das atividades de ensino superior deste Educandário, que possui a finalidade e o potencial de proporcionar à sociedade, bombeiros modelos de eficiência no cumprimento de seu dever constitucional de salvar vidas e bens.

Destacamos a atuação dos gestores da ABM que vem trabalhando ao longo dos anos para a estruturação do ensino profissional bombeiro militar, cujo conjunto de ações foi significativo para o alcance dos resultados supracitados.

E parabenizamos toda comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e colaboradores da sociedade civil) por essa conquista!