Ocorreu, na última sexta-feira (14), no Centro de Treinamento Profissional da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, o encerramento do Curso de Piloto de RPA (Remotely Piloted Aircraft).

O curso, que contou com uma carga horária de 40 horas-aula, foi ministrado ao longo de cinco dias e composto por atividades e avaliações teóricas e práticas. Para essa edição, foram disponibilizadas 24 vagas, sendo 20 delas preenchidas por militares do CBMMG, 2 por militares do CBMBA e 2 por integrantes da Defesa Civil de Belo Horizonte.

Os militares puderam aprender sobre segurança de voo, conhecimento técnico sobre RPA, teoria do voo, navegação e uso de GPS, mapeamentos de incêndio urbano, fotografia e gerenciamento de imagens, código brasileiro da aeronáutica e outros assuntos.

A atividade de RPA é de extrema importância para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e já é usada amplamente na segurança pública como recurso operacional. A aplicação dessa tecnologia no serviço dos bombeiros abarca uma gama considerável de operações, tais como: atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático, busca e salvamento urbano e rural, busca de corpos em rios, ocorrências envolvendo produtos perigosos, ocorrências em espaços confinados, mapeamento de áreas, dentre outras.

A solenidade de encerramento contou com as presenças do subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel veterano Waldir Figueiredo Vieira, do comandante do Batalhão de Operações Aéreas, tenente-coronel Peterson José Paiva Monteiro, além de outras autoridades militares e civis.

Desejamos que os formandos possam ajudar a difundir e aplicar o conhecimento sobre RPA, tecnologia que só tende a crescer com o passar dos anos, em prol do desenvolvimento de ações que visem beneficiar a sociedade mineira.