Na última quarta-feira (27), a Academia de Bombeiros Militar (ABM) celebrou o seu 13° aniversário. A solenidade ocorreu no Complexo Pampulha da ABM e contou com a presença de importantes autoridades militares e civis.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, esteve presente no evento, acompanhado da subcomandante-geral e chefe do Estado Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, do comandante da ABM, coronel Peron Batista da Silva Laignier, além do deputado federal Pedro Aihara, egresso deste educandário.

Durante o discurso, o coronel Erlon relembrou o início das instalações da Academia de Bombeiro e ressaltou sua rápida evolução até os dias atuais. "A qualidade da nossa formação hoje reflete nas mais diversas atividades que realizamos dentro e fora do estado. Nosso atendiemnto vai de uma simples ocorrência de atendimento de resgate de animal preso em determinado local até uma operação internacional. Então, eu queria realmente agradecer e parabenizar, acho que é momento de festa, mas ao mesmo tempo de manutenção da responsabilidade e dos valores."

Durante a solenidade, militares da ABM foram homenageados por terem desenvolvido um bom serviço e se destacado profissionalmente no último ano. Foi entregue, também, uma homenagem às instituições e unidades operacionais do CBMMG que apoiaram a ABM ao longo de seus 13 anos.

Foram agraciados com as medalhas de mérito militar, grau ouro, prata e bronze, os militares da ABM que faziam jus a premiação, como reconhecimento aos bons e leais serviços prestados ao longo da carreira.

Na ocasião, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (AOPMBM) premiou os militares da última turma de oficiais formada pela ABM, e seus respectivos orientadores, que se destacaram na produção de artigos científicos, publicados na Revista Vigiles.

Ao final da solenidade, a tropa formada, composta pelos discentes de todos os Cursos de Formação e Habilitação em andamento na ABM, dispostos em 4 Companhias e 18 Pelotões, e comandado pelo major Vinícius Schultz Vargas, desfilou em continência ao comandante-geral.

A Academia de Bombeiros Militar é a principal unidade de formação e qualificação de bombeiros militares em Minas Gerais, sendo reconhecida por sua relevância na  preparação de profissionais dedicados e capacitados para servir à comunidade. O evento de comemoração de seu 13° aniversário reforça a importância dessa instituição para o estado de Minas Gerais e para a sociedade mineira.

Parabéns à nossa Escola de Herois por mais um ano de dedicação e conquistas alcançadas.