Na manhã de hoje (09), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Assessoria de Assistência à Saúde (AAS), promoveu um evento de valorização da saúde com a temática de ergonomia no trabalho. O objetivo do evento foi informar os militares a respeito dos cuidados necessários à prevenção de lesões, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e produtividade no desenvolvimento de suas atividades.

A palestra foi realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM) e contou com a presença do assessor de assistência à saúde, coronel Antônio Carvalho de Melo Rocha, que abriu o evento, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância da temática abordada.

A psicóloga e chefe da seção técnica de saúde, major Vanessa Rodrigues Lopes, agradeceu ao comando do CBMMG e da ABM pelo apoio na realização e apresentou os palestrantes.

As palestras foram iniciadas pelo fisioterapeuta, tenente Vinícius Faria Weiss, que enfatizou a prevalência de lesões nos bombeiros militares, principalmente as acarretadas pela sobrecarga constante em ossos, articulações e músculos, devido à execução de movimentos repetitivos, uso excessivo de força e negligência na procura de tratamento ao iniciarem os primeiros sinais e sintomas.

Posteriormente, o instrutor em emergências médicas, capitão Hugo Costa Takahashi, abordou os cuidados necessários durante o atendimento pré-hospitalar, principalmente durante o posicionamento das vítimas na prancha e maca da viatura.

Para falar sobre os cuidados durante as ações de combate a incêndio urbano, foi convidado o tenente Igor César Grandi, membro do Grupo Temático Operacional (GTO), que enfatizou o desgaste causado pelo uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Respiratória (EPR) e demonstrou a forma correta de realizar as ações para a preservação da ergonomia.

Por fim, o instrutor do Curso de Operações em Árvores (COA), cabo Leonardo Henrique Ramos da Silva, apresentou técnicas para ascensão e corte de árvore, as quais trazem maior conforto durante a operação, garantindo a preservação da integridade física do militar durante a atividade.

Estiveram presentes no evento, o comandante da ABM, coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva; o subcomandante da ABM, tenente-coronel Maycom Elias Alfim e inúmeros bombeiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Também houve transmissão ao vivo para os militares do interior do estado, os quais participaram por meio do canal do CBMMG no youtube.

A ergonomia no trabalho é a ciência que estuda e desenvolve normas que visam proporcionar aos trabalhadores um ambiente compatível com as suas necessidades físicas, emocionais e mentais, reduzindo a exposição a riscos ergonômicos. Nesse sentido, esse tipo de evento é de suma importância para a manutenção da saúde dos militares.