Na última semana, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM) deu início aos treinamentos das comunidades rurais envolvidas no projeto piloto, em parceria com o Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Uberaba.

Recentemente, através de recursos oriundos do Ministério Público e compra realizada pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – Funepu, foram entregues kits de combate a incêndio, e agora com o início da capacitação os envolvidos receberão noções preventivas e de primeira resposta, integrando uma rede ampla de proteção.

A iniciativa contribui para tornar a região do Triângulo mais preparada e resiliente no enfrentamento aos incêndios em vegetação. Além disso, a ação atende ao planejamento estratégico que inclui práticas de prevenção, mitigação, fortalecendo e ampliando a capacidade de resposta para o período. Os militares visualizam os pontos de risco, analisam o relevo do local, tipo de vegetação e técnicas de combate, objetivando a redução das áreas queimadas por incêndios através dessas ações preventivas.

Além da alta demanda, os incêndios florestais causam diversos danos à natureza, à fauna e à flora local, matando espécies silvestres característicos da região bem como causa também danos à saúde, uma vez que a fumaça proveniente das queimadas carrega poluentes danosos ao sistema respiratório.