Entre os dias 17 e 28 do mês de abril, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) promoveu o credenciamento de novos mergulhadores da cidade de Uberaba e região e a reciclagem dos militares que já possuem tal qualificação, para atendimento das demandas relativas a resgate de vítimas e de bens.

Os militares receberam instruções teóricas e práticas em piscinas, tanques e rios, sendo elas de mergulho noturno, trabalhos submersos, métodos de busca, acidentes de mergulho, entre outras instruções, inerentes ao trabalho debaixo d´água, seguindo as diretrizes da Instrução Técnica Operacional nº 12 – Operações Submersas.

As atividades foram realizadas em locais que simulam ocorrências reais em diferentes profundidades e visibilidade dentro d´água, como o tanque de mergulho do Centro de Treinamentos do 8º BBM, que possui uma profundida de 10 metros e simula trabalhos em águas claras. Também foram feitos mergulhos noturnos e em águas correntes com baixa visibilidade.

Tais treinamentos visam aprimorar os atendimentos no CBMMG para com a sociedade mineira, trazendo aos seus militares habilidades essenciais para que o desenvolvimento das atividades aquáticas aconteça de forma segura e eficiente, já que o trabalho com água exige experiência, paciência, tranquilidade e conhecimento para que tudo transcorra da melhor maneira possível.