Na última quarta-feira (3), o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8°BBM) participou da solenidade de entrega dos equipamentos para a utilização no combate aos incêndios florestais.Os recursos para aquisição dos kits foram viabilizados pelo Ministério Público do Meio Ambiente e a compra realizada pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU.

Trata-se de um projeto piloto na região, em parceria com o Sindicato Rural, Prefeitura Municipal de Uberaba e Ministério Público de Minas Gerais, que visa capacitar com noções básicas de prevenção e combate a incêndios em vegetação a população de áreas rurais do município, que são atingidas com mais frequência pelas queimadas.

O ato de entrega dos equipamentos aconteceu no salão da Associação de Moradores da Comunidade de Santa Rosa, uma das contempladas com os kits, juntamente com as associações de Santa Fé, Mata da Vida e Ponte Alta. As Comunidades receberam, cada uma, 12 abafadores, 5 balas clava, 5 cantis, 5 pares de luvas, 5 máscaras, 05 óculos de proteção, 5 pares de perneiras, 5 mochilas costais e um soprador costal.

Agora, o 8º BBM promoverá o treinamento das brigadas de cada Comunidade visando a capacitação das mesmas, difundindo a cultura de prevenção, através de boas práticas para evitar a ocorrência dos incêndios e visando a mitigação dos efeitos dos incêndios em vegetação no período de estiagem.