Na tarde da última quinta-feira (29), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou uma solenidade de passagem de comando e comemorou o 58º aniversário do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros. A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Entre os convidados, o delegado chefe da Polícia Federal, Pedro Dias dos Santos; o vice-prefeito Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; o deputado estadual Oscar Teixeira; representantes do poder Legislativo Estadual e Municipal, membros do Ministério Público Estadual, poder Executivo Municipal, comandantes militares da região, Universidade Estadual de Montes Claros, empresários, membros da OAB, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Receita Federal, além de militares do 7º BBM e do 4º Comando Operacional de Bombeiros.

O tenente-coronel Rubens Fernandes de Oliveira, natural de Brasília de Minas, deixou o comando para assumir a Diretoria de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros na capital. O Montesclarense tenente-coronel Josias Soares de Freitas Júnior, vindo do Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (Bemad) de Belo Horizonte, assumiu o comando da unidade.

Durante seu discurso de despedida, o tenente-coronel Rubens agradeceu primeiramente à sua família pelo apoio e suporte durante o período em que comandou o 7º BBM. Ele expressou gratidão ao comandante-geral do CBMMG pela confiança depositada nele em uma função tão importante para sua carreira, ressaltando a parceria e lealdade da tropa do 7º BBM durante seu comando.

Já o tenente-coronel Josias, o novo comandante, agradeceu também pela confiança do comando da corporação depositada nele para desempenhar uma função tão significativa em sua vida. Ele destacou o importante apoio de sua família em mais essa nobre missão.

O comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon, durante suas palavras, reforçou o apoio recebido pelos parceiros do CBMMG no Norte de Minas, ressaltando a importante integração com a sociedade civil organizada e com os órgãos públicos. Ele agradeceu a presença dos militares veteranos e da tropa do 7º BBM, reconhecendo o excelente trabalho desenvolvido em Montes Claros e região.

Aniversário de 58 anos do 7º BBM:

O 7º BBM completou, em 15 de fevereiro, 58 anos de instalação no município de Montes Claros. Durante todos esses anos, o CBMMG, por meio do 7º BBM, tem realizado importantes contribuições para a sociedade norte-mineira através do atendimento de ocorrências das mais diversas naturezas. Além disso, tem sido um importante agente para a segurança das pessoas em eventos e estabelecimentos de recepção de público, por meio do serviço de segurança contra Incêndio e Pânico. O 7º BBM também tem atuado na coordenação e no desenvolvimento das atividades de Proteção e Defesa Civil na região, fomentando principalmente ações preventivas e valorizando ações de autoproteção.