Entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) participou ativamente do 6º Simulado de Emergência Zoossanitária em Febre Aftosa, realizado em Montes Claros/MG. O evento, de caráter nacional, foi organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), reunindo representantes de 23 unidades da federação e uma delegação internacional do Panamá.
O objetivo central do simulado foi validar o Plano de Contingência para Febre Aftosa, publicado em 2020, e identificar pontos de melhoria que possam garantir respostas cada vez mais ágeis e eficazes em caso da identificação de focos da doença. O treinamento permitiu o aprimoramento de protocolos estratégicos que envolvem a atuação e recursos de múltiplas instituições.
Uma das principais ferramentas trabalhadas durante o exercício foi o Sistema de Comando de Operações (SCO), metodologia que organiza a resposta de diferentes órgãos em cenários de crise. Os participantes tiveram uma palestra, no início do evento, com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e puderam aplicar e aprofundar seus conhecimentos nesse modelo de gestão, essencial para a coordenação integrada em situações complexas. Ao final das atividades, houve um momento de troca de experiências entre o Mapa, CBMMG e Cedec a respeito da aplicação do SCO no simulado.
O encerramento contou com a presença do comandante do 4º COB, coronel Júlio César Tóffoli, e também do governador do Estado de MG, Romeu Zema Neto, além de outras autoridades políticas. A febre aftosa é considerada uma ameaça de grande impacto para a economia nacional, já que sua ocorrência compromete de forma severa a exportação de carnes brasileiras, setor de extrema relevância para o país. Nesse contexto, simulações como essa representam um pilar de prevenção e proteção da produção agropecuária.
A presença do 7º BBM reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a defesa da sociedade e a preservação do patrimônio nacional, atuando de forma integrada em treinamentos que fortalecem a capacidade de resposta a emergências que ultrapassam as fronteiras da segurança pública e impactam diretamente a vida e a economia de todos os brasileiros.