O Treinamento Profissional Básico - TPB do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) possui carácter teórico e prático e tem como objetivo monitorar o vigor físico e destreza da tropa, promover a execução correta de técnicas e emprego adequado dos equipamentos, bem como padronizar a realização de procedimentos operacionais.

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), em Governador Valadares, adota a metodologia de recolhimento por turmas dos seus militares durante o ano. São várias equipes que se dedicam a uma semana inteira exclusivamente de treinamento e requalificação.

Este ano, o corpo de instrutores do TPB da unidade, decidiu realizar, ao final do treinamento, um simulado em que os militares participantes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido no decorrer da semana de estudos.

A grade da disciplina deste ano contempla as seguintes matérias: Atendimento pré-hospitalar - APH, Salvamento Terrestre, Salvamento em altura e o Teste de Aptidão Física, que mede o desempenho dos militares em atividades como natação, corrida, barra, entre outros. Tudo isso, visando o melhor rendimento dos bombeiros militares na atividade fim, que tem como premissa salvar vidas.