Como uma das estratégias de enfrentamento às ocorrências de incêndio em vegetação, típicas do período de estiagem que está começando, o Sexto Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), tem ministrado treinamentos de nivelamento e de formação de brigadistas florestais.

Na última semana de abril, foi ministrado um nivelamento a oito brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O treinamento aconteceu no Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, montanha imponente localizada na cidade com 1.123 metros acima do nível do mar, que infelizmente é acometida por incêndios florestais.

Na mesma semana, atiradores voluntários do Tiro de Guerra 04-007 / EB, unidade estabelecida em Governador Valadares, passaram por um curso de formação de brigada florestal. Ao todo, 35 militares passaram pela qualificação.

Com essas medidas, o 6º BBM pretende otimizar as ações de combate a futuras ocorrências. Os treinamentos de capacitação de voluntários e de nivelamento de tropa têm sido uma tônica na unidade. Salienta-se que durante o mês de maio o 6º BBM estará oferecendo o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais - CPCIF a 30 militares e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas – IEF do estado de MG.