Na última segunda-feira (08), foi ministrado, em Governador Valadares, a 2ª edição do Curso de Proteção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), promovido pelo 5º Comando Operacional de Bombeiros 5ºCOB/6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), aspirando a preparação para o período mais crítico da estação de estiagem.

O marco inicial do curso foi um ato solene, realizado no auditório do Parque Natural Municipal de Governador Valadares, localizado na área de amortecimento do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, cartão postal da cidade e que abriga uma reserva importante de Mata Atlântica.

O major do Quadro de Oficiais da Reseva (QOR), Mac Lemmo Milord Amorim, ministrou uma palestra na aula inaugural do CPCIF. A ministração teve ênfase nas melhorias implementadas na doutrina empregada pelo CBMMG no decorrer dos anos, no avanço em aquisição de novos equipamentos, bem como testemunhos de fatos vivenciados durante a carreira militar.

Ao todo são 27 alunos passando pela capacitação, sendo 25 militares do estado de Minas Gerais, 2 militares do estado de Goiás e 1 servidor civil do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A formatura desta turma está prevista para o dia 02 de junho de 2023. O Objetivo da capacitação é gerar multiplicadores de conhecimentos, e otimizar as ações do Corpo de Bombeiros relativas ao atendimento de ocorrências de incêndio em vegetação.