Na última quarta-feira (26), militares do 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) e do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (6º BBM) participaram de um seminário contra violência doméstica em Governador Valadares.

O evento aconteceu no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª RISP), e foi promovido pelos seguintes órgãos: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

O principal eixo das palestras ministradas foi a importância do trabalho em rede. Esse trabalho visa otimizar o tempo resposta das medidas cabíveis em cada caso, prevenindo que a vítima de violência doméstica seja exposta a mesma situação novamente.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atende ocorrências relacionadas a violência doméstica e uma vez que compõe as forças de segurança pública do estado, é de suma importância a participação nesse tipo de evento.

Nesse âmbito, o 6º BBM exerce um importante papel ao ofertar a sociedade dois projetos sociais que contemplam grupos vulneráveis: o projeto Bombeiro Sênior e o projeto Meninas Resilientes. Em ambos, são abordadas medidas preventivas contra a violência doméstica e oferecidas orientações de como pedir apoio diante desse tipo de situação.