Na última sexta-feira (26), foi celebrado o aniversário de instalação do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) em Uberlândia, relembrando a rica trajetória da unidade que atende mais de 40 mil ocorrências por ano e atua ainda de forma contundente em ações de prevenção, preparação e resposta, visando a proteção da comunidade uberlandense e seu entorno.

Na oportunidade, foi promovida uma solenidade na sede, que contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; do deputado federal Weliton Fernandes Prado; do deputado estadual Elismar Prado; o comandante da 9ª Região da Polícia Militar, coronel PM Fernando Marcos dos Reis; do chefe do departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão e demais autoridades civis e militares.

História e legado

Inicialmente, em 1966, era uma subseção de incêndio na Avenida Cesário Alvim, evoluindo ao longo dos anos. Por determinação do Governador Hélio Garcia, em 1995, elevou-nos à categoria de Batalhão, culminando na inauguração da sede em 1996, na Avenida Rondon Pacheco.

Com o crescimento da cidade, estrategicamente, alojamos pelotões em diversos setores para otimizar o tempo de resposta, com destaque para o desenvolvimento do Centro de Treinamentos no 6º Pelotão Oeste, reforçando a importância da capacitação para bombeiros e comunidade.

Na área pré-hospitalar, contamos com oito unidades de Resgate e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência - Siate, fruto do convênio com a prefeitura. A parceria com a Rede Integrada de Emergências - Rinem amplia a capacidade de resposta a desastres, fortalecendo a resiliência de Uberlândia.

Com mais de meio milhão de ocorrências atendidas desde 2008, o 5° BBM é a unidade operacional mais atuante em Minas Gerais. Esse esforço diário reflete nosso compromisso em prevenir, salvar e resgatar, contando com uma tropa aguerrida e comprometida com a missão de salvar.

Os 58 anos representam mais que história e tradição; simbolizam amor, coragem e dedicação à nobre missão de salvar vidas. Parabéns, 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Combatente do Cerrado, por essa notável jornada!