Nesta quinta-feira (21), no município de Jequitibá, foi realizado um simulado de mesa organizado pela Prefeitura Municipal e a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª Cia Ind BM), com sede em Sete Lagoas. A atividade foi voltada para a atuação das agências diante do risco de enchentes, alagamentos e inundações, visando um alinhamento e padronização das ações dos diversos atores.
Já a reunião de alinhamento teve como objetivo o ajuste das condutas, atualização dos planos de contingência de proteção e defesa civil e demais ações em prol da melhoria contínua dos serviços prestados pelos órgãos envolvidos na Gestão do Risco de Desastres e que podem atuar na gestão da pronta resposta.
Estiveram presentes na atividade, a Polícia Militar, a Prefeitura de Jequitibá e todo o seu Secretariado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da cidade de Jequitibá, Copasa, Cemig, empresas privadas da região, representantes da Defesa Civil Estadual e Exército Brasileiro (4ºGAAE).
Essas ações fazem parte da estratégia de atuação para o período chuvoso 2024/2025 desenvolvidas pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e desdobradas em condutas específicas pelo 1º Comando Operacional de Bombeiros, sediado em Belo Horizonte.
A atividade teve boa repercussão e atingiu aos objetivos propostos no planejamento de modo a capacitar e estreitar o relacionamento entre as agências envolvidas e aumentar o nível de percepção de risco e o fomento da autoproteção. Os objetivos contribuem para a construção de cidades resilientes aos desastres e um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado de Minas Gerais.