Aconteceu na última quinta-feira (25), no auditório da Oitava Região Integrada de Segurança Pública (RISP), uma solenidade em comemoração ao 58º aniversário de implantação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em Governador Valadares.

A unidade é responsável por 124 municípios de nosso estado, compreendendo os vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, contando atualmente com 6 unidades operacionais subordinadas nas cidades de: Araçuaí, Almenara, Teófilo Otoni, São João Evangelista, Guanhães e Resplendor, com a previsão de inauguração neste ano de mais uma fração em Itaobim e uma Brigada Municipal em Conselheiro Pena.

Durante a solenidade, militares que se destacaram no ano de 2023 em suas funções foram homenageados com um Certificado de Destaque Operacional/Administrativo, além de personalidades da sociedade civil, que são parceiros da unidade com o Certificado Amigo do Bombeiro.

Ao final do evento, tivemos o tradicional “Parabéns” com direito a bolo de aniversário e a presença das mascotes Foguinho e Faísca.

Um pouco da História:

Em 26 de janeiro de 1966, foi criado o destacamento do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, através da lei 1272, que autorizou a prefeitura a celebrar convênio com o estado. Nesta mesma data, uma equipe de bombeiros de Belo Horizonte foi transferida para compor o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Minas Gerais em nosso município.

No dia 30 de janeiro daquele ano, a equipe composta de 45 homens, comandada pelo tenente PM Jamir Manoel da Silva, fez um desfile pelas ruas do centro de Governador Valadares, para que a tropa fosse apresentada ao prefeito municipal, doutor Joaquim Pedro do Nascimento, às autoridades e à comunidade, sendo neste dia instalado na sede do quartel do Sexto Batalhão de Polícia Militar.

Pouco tempo depois o Corpo de Bombeiros foi transferido para a rua Benjamim Constant, 799, Centro, ficando até o ano de 1973, deslocando-se para onde é hoje o Hospital Municipal, e em 03 de fevereiro de 1974, foi transferido para sua sede própria, situada na rua São Paulo, 1047, Centro, na gestão do então prefeito Hermírio Gomes da Silva, onde permanece até hoje.

A partir de 02 de junho de 1999, através da Emenda Constitucional nº 39, desvinculou-se o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, atribuindo a corporação a competência de coordenar e executar ações de defesa civil, perícias de incêndio e o estabelecimento de normas relativas a segurança contra incêndio e pânico, além de executar as demais atividades de busca, salvamento, prevenção e combate a incêndios. A promulgação da emenda nº 39 ocorreu em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais no dia 03 de junho de 1999, passando a denominar Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Em 20 de novembro de 2006, o Governador do Estado Aécio Neves, através do Decreto 44.411, que aprova o quadro de organização e distribuição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, altera a denominação e cria unidades na corporação. No art. 4º deste decreto consta a elevação da Primeira Companhia Independente a Batalhão, com a denominação de Sexto Batalhão de Bombeiro Militar ou 6º BBM, mantendo a sede no município de Governador Valadares

No município de Valadares, o CBMMG está presente através do Sexto Batalhão de Bombeiros Militar, comandado pelo tenente-coronel Luciano Barbosa de Souza, além da sede do Quinto Comando Operacional de Bombeiros, comandado pelo coronel Adriano Marcos Miranda.