Dos dias 31/05 a 07/06 o 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participou da 12° Semana integrada de Meio Ambiente de Juiz de Fora, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com a participação da Prefeitura de Juiz de Fora, Defesa Civil Municipal, Policia Militar de Meio Ambiente, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e comunidade.
A programação contou com diversas ações locais, onde cada órgão representado por seus agentes, contribuíram com atividades planejadas.

O 4° BBM contribuiu de maneira significativa e efetiva nas seguintes atividades: Blitz educativa, exposição em stands com apresentação de materiais inerentes a atividade Bombeiro Militar e atendimento a comunidade.

As atividades da semana se enceraram com a execução da operação Alerta Verde, que foi desenvolvida através de vistorias de orientação a população residente no entorno do Parque Estadual Mata do Krambeck, importante área verde com aproximadamente 300 hectares, localizada na região urbana de Juiz de Fora.