Na última semana de 26 a 30 de junho o 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4°BBM) promoveu a semana de prevenção que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho. A semana foi repleta de atividades nas áreas de prevenção como a Operação Alerta Verde, esportes com o Desafio de Inverno, competição com o torneio Apronto Operacional e se encerrou com a formatura do Curso de Salvamento Terrestre (CSTerr) 2023.

A operação Alerta Verde contou com a presença de órgãos municipais e equipe do NIF - Núcleo de Incêndios Florestais, com o intuito percorrer ruas adjacentes às UC - Unidades de Conservação de maior importância da região central de Juiz de Fora, na operação foram distribuídos panfletos educativos cartilhas de prevenção e pela prefeitura foram realizadas notificações em lotes irregulares o que contribuiu de forma positiva para a operação.

O apronto operacional competição destinada aos militares da corporação contou com quatro provas focadas na atividade operacional como combate a incêndio urbano, salvamento em altura e salvamento terrestre, ao final das competições a equipe vencedora foi a 4° ala operacional, tivemos também premiações na categoria individual.

O dia foi bem produtivo e proporcionou maior interação aos militares de todas as frações da unidade e do 3°Comando Operacional de Bombeiros (3°COB).

O Desafio de inverno foi um show à parte, a atividade que já é tradicional e muito conhecida na cidade de Juiz de Fora foi organizado e promovida pelo 3° COB/4° BBM e contou com a presença de militares de várias unidades do Estado. Às seis horas da manhã mais de 50 bombeiros adentraram as águas geladas da represa João Penido e deslocaram para o percurso de aproximadamente 1000 metros, ao final foi ofertada aos participantes uma massagem recondicionante e um delicioso café da manhã.

Os veteranos não ficaram de fora do evento, em comemoração ao Dia do Vetreno que se comemorou no dia 26 de junho, foi oferecido um café especial com a entrega de uma homenagem a cada um que se fez presente, cabe destacar que 05 dos nossos bravos guerreiros participaram do desafio de inverno. E ainda levaram em seus corações a frase de agradecimento pelos trabalhos prestados: “Veterano, seu serviço não passa despercebido nem será esquecido. Reconhecemos e valorizamos as imensas experiências que viveram e as dificuldades que enfrentaram. Vocês são exemplos de bravura, resiliência e lealdade”

A semana terminou com a formatura do Curso de Salvamento Terrestre, (CSTerr) 2023, onde  foram preenchidas 32 vagas, sendo 30  bombeiros de Minas Gerais, um bombeiro do Amapá, e um bombeiro do Sergipe.

A atividade de salvamento terrestre é uma das mais antigas e tradicionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), conceituada como atividade de salvamento realizada em terra, com o objetivo de resgatar vidas humanas, salvamento de patrimônio e animais, prevenir acidentes e recuperações diversas. Desta forma o CBMMG entrega a sociedade mais 32 militares capacitados na área de salvamento.