Entre os dias 10 e 14 de abril, foi realizada pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar - 3º BBM, em parceria com o Centro de Suprimentos e Manutenção - CSM, a capacitação em Condução e Operação da Auto Plataforma Escada - APE. O curso teve duração de 40 horas-aulas, com a participação de 10 alunos, sendo oito deles provenientes do 3º BBM e dois alunos do CSM.

A iniciativa do treinamento surgiu da necessidade de habilitar mais condutores e operadores da Auto Plataforma Escada, visto que é a única viatura desta natureza em todo o estado, sendo importante o emprego desta em ocorrências envolvendo atividades de altura em edificações verticais, em operações de corte e poda de árvores e ainda em apoio a incêndios de grandes proporções.

As instruções abarcaram aspectos de condução e operação da viatura, tais como deslocamento seguro, segurança nas operações, interpretação dos sensores, noções de mecânica e manutenção de primeiro escalão, patolamento amplo e estreito, uso e emprego da viatura, operação do corpo de bombas e canhão monitor, ligação em série e siamesa, entre outros assuntos. Os alunos também foram instruídos sobre a utilização segura do implemento Bronto SkyLift com alcance máximo de 54 metros de altura em ocorrências.

A equipe de instrutores foi composta por profissionais experientes e especialistas no assunto, o que garantiu instruções de alto nível para os participantes do curso. É válido ressaltar que a APE é a viatura de maior valor em operação no CBMMG e foi trazida ao Brasil no ano de 2006, embarcada em navio cargueiro, tem chassi fabricado na Alemanha e implementação na Finlândia, o que reforça a necessidade de treinamento dos operadores para uma melhor aplicação da viatura.

A parceria com o Centro de Suprimentos e Manutenção - CSM para a realização do curso foi fundamental. A integração entre os operadores e os responsáveis pela manutenção dos equipamentos traz benefícios para todos, garantindo operações mais seguras e manutenções mais eficientes.

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar investe na capacitação e aperfeiçoamento da tropa, valorizando os profissionais que servem no Guardião da Pampulha. O treinamento constante proporciona uma melhoria contínua dos serviços prestados ao povo mineiro. É mais um passo dado em direção à excelência no atendimento!