No último mês, o 3º Comando Operacional de Bombeiros (3°COB), realizou o 1º Seminário de Valorização da Vida, ocorrido no auditório da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP).

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente. (https://www.setembroamarelo.com/)

As palestras foram ministradas pelo Capitão BM Richelmy Murta Pinto, Coordenador do Grupo Temático Operacional de Atendimento a Tentativas de Suicídio do CBMMG, pela 1º Tenente QOSM Anália Tatiana Oliveira, Psicóloga do NAIS/JF e pelo 1º Sargento QPRBM Ricardo Silva, Psicólogo Clínico e Esportivo para um público composto de bombeiros militares, militares do Exército Brasileiro, policiais civis, SAMU e COMPDEC.