Na manhã da última quarta-feira (26/04) o 3º Comando Operacional de Bombeiros promoveu o 2º Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais, que teve como público alvo os profissionais que atuam em Unidades de Conservação, os Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, bombeiros militares e sociedade civil.

As condições climáticas severas no período de seca influenciam diretamente no aumento das ocorrências de Incêndio em Vegetação em todo o estado de Minas Gerais, os quais têm se mostrado como um problema não somente ambiental, mas também econômico e social, que atinge todo tipo de bioma. Além dos prejuízos causados à fauna e flora, há danos a patrimônios, gastos com recursos humanos e materiais, públicos ou privados, perda de fertilidade do solo, aumento da erosão e deslizamentos de terra e danos às bacias hidrográficas.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas para o período de estiagem de 2023, de forma integrada com os municípios e gerências de Unidades de Conservação, buscando o desenvolvimento dos Planos Preventivos para mitigação e redução dos incêndios em vegetação, os palestrantes discorreram sobre os temas:

Tema 1: "Gestão dos incêndios florestais no Parque Estadual do Ibitipoca", ministrada pela Senhora Clarice Nascimento Lantelme Silva, Gerente do Parque Estadual do Ibitipoca e Analista Ambiental do IEF.
Tema 2: "Gestão dos incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco", ministrada pela Senhora Natália Rust Neves, Analista Ambiental do IEF.
Tema 3: "Utilização de smartphones na prevenção e combate a incêndios florestais", que foi proferida pelo 1º Tenente BM Leonan Soares Pereira, do BEMAD.
Tema 4: "Gestão do risco no período de estiagem", ministrada pelo Capitão BM Paulo Henrique Camargos Firme, da Diretoria de Assuntos Institucionais.

Abrilhantaram o evento a Senhora Coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, Chefe do Estado Maior do CBMMG, e o Senhor Coronel BM Whindersson Alain Moura, Comandante do 3º COB.