2º Batalhão promove instrução de salvamento veicular

Início / Notícias Criado em: 07-04-2021 às 09h:15

Em 2020, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a quase 25 mil ocorrências ligadas a acidente de trânsito. Uma parte considerável desses atendimentos estão relacionados com situações em que os ocupantes dos veículos ficam presos às ferragens, exigindo que os bombeiros apliquem técnicas próprias e perícia para não só retirar a vítima com vida, mas também preservar ao máximo a sua integridade física.

Por isso, a capacitação frequente é tão importante, pois é por meio do treinamento que os militares tem seu conhecimento aferido e equalizado. Nesta semana, o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), em Contagem, iniciou um Workshop de Salvamento Veicular com a 1ª ala da unidade.

A instrução abordou o uso de ferramentas, equipamentos e acessórios empregados na atividade de salvamento veicular. Posteriormente, os miliares também tiveram a oportunidade de treinar a estabilização de veículos.

A capacitação, que tem ainda como objetivo disseminar os conhecimentos adquiridos para as sedes, pelotões e recrutas recém-chegados, contou ainda com os soldados de segunda classe que iniciaram o estágio nesta semana. Para o tenente Pedro Henrique Moreira Magalhães, instrutor do treinamento, "Foi idealizado tendo em vista a complexidade e a grande quantidade de ocorrências dessa natureza atendidas na área de articulação do 2º BBM. Vislumbramos a necessidade de reciclar os conteúdos aprendidos e repassar técnicas novas, visando o aperfeiçoamento dos militares e um atendimento mais eficiente e ágil para a população", conluiu o oficial.

Equipamentos

Os equipamentos de estabilização veicular auxiliam na agilidade do atendimento prestado à população. Além disso, os bombeiros militares contam também com equipamentos elétricos e pneumáticos que possibilitam uma resolução das ocorrências garantindo mais técnica e segurança.