Novo espaço vai aprimorar atendimento para 500 mil pessoas de 17 municípios

Nesta sexta-feira (23), a 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia BM) passa a contar com um novo espaço projetado para atender as demandas da unidade. A inauguração da nova sede, que acontece na cidade de Araguari, possibilitará melhor organização dos equipamentos e da frota, otimizando a prontidão e o deslocamento das equipes de atendimento.

A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema; do deputado federal Pedro Aihara; dos deputados estaduais Raul Belém, Doorgal Andrada e Cristiano Caporezzo; da comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; do prefeito de Araguari, Renato Carvalho Fernandes; representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e autoridades locais.

O governador Romeu Zema falou sobre os investimentos na corporação: "Para mim tem sido uma honra muito grande ver os avanços que conseguimos para toda a corporação. Um dos destaques é a sede própria do nosso Corpo de Bombeiros na Pampulha, anexo ao aeroporto, que foi uma grande conquista, com equipamentos melhores e mais modernos. Tudo isso me enche de orgulho. Ver nosso Corpo de Bombeiros avançando, ver nosso Corpo de Bombeiros atuando e salvando vidas", destacou o chefe do executivo.

A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Daldegan, falou sobre os desafios da corporação frente às grandes catástrofes: "Quando falamos da temática de extremos climáticos, vivenciamos isso todos os dias no nosso trabalho. Que possamos escutar as experiências, compartilhar vivências, e aprimorar cada vez nosso serviço com os ensinamentos que teremos aqui, buscando conhecimento para continuarmos sempre sendo orgulho do povo mineiro", ressaltou. 

O prefeito, Renato Carvalho Fernandes, falou sobre o orgulho da edificação: "Esta obra tem um significado que serve de exemplo para toda a nossa sociedade. É fruto de determinação e resiliência, pois construiu um espiríto de pertencimento em nossa comunidade e nas cidades próximas. O Corpo de Bombeiros Militar é uma das instiuições mais confiáveis do país." 

A estrutura

A 2ª Companhia funcionou por 49 anos em uma estrutura cedida pelo 53º Batalhão de Polícia Militar, em uma espaço de acolhimento fraterno, porém com limitações estruturais. Em agosto deste ano, a 2ª Cia BM completará 50 anos de atendimento à sociedade e região já em sua nova sede, que irá aperfeiçoar as condições de trabalho dos militares e permitirá uma melhor gestão dos recursos disponíveis, bem como a melhoria da prestação de serviço.

O quartel foi edificado em uma área de 1.513,9 m2 de construção, com dois pavimentos. A unidade conta com uma prontidão de incêndio, salas administrativas, alojamentos, sala de aula, sala de reunião, refeitório, depósitos e sala de operações. O terreno tem área total de 12.500 m², localizado na Avenida Santos Dumont, 875, no bairro Jardim Regina, em Araguari.

O novo espaço é resultado de um esforço conjunto entre o Governo de Minas, a Prefeitura Municipal, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual e do Trabalho, além de iniciativas privadas que resultaram em um investimento de quatro milhões, seiscentos e oitenta e seis mil, trezentos e setenta e quatro reais e trinta e quatro centavos.

Benefícios que se convertem para toda a região

As melhorias provenientes da nova sede se revertem em benefícios para cerca de meio milhão de pessoas dos 17 municípios atendidos pela 2ª Companhia, sendo 5 na região de Araguari, 9 cidades sob a responsabilidade do 2º Pelotão em Ituiutaba e mais 3 municípios atendidos pelo Posto Avançado em Tupaciguara.

O novo espaço representa uma grande conquista para a comunidade e para a corporação, que irá atender melhor, contando com um efetivo composto por 45 bombeiros militares, distribuídos entre o serviço operacional, a gestão administrativa, o Colégio Tiradentes, o Grupamento de Prevenção e Vistoria (GPV) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).