Entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025, a cidade de São José da Barra (MG) recebeu a 1ª Formação de Brigada Florestal, resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Passos.

O curso foi ministrado na sede da 2ª Cia BM e foi coordenado pelo comandante da unidade, capitão Daniel Anconi de Sousa, com instruções da 3º Sgt Juliana Pinar, do Cb Filipe Magno Gonçalves Paiva e Sd Thales Botelho, contando ainda com o apoio da 3ª Ala Operacional.

Durante os três dias de atividades, os participantes receberam treinamentos previstos nas Portarias 52 e 54 do CBMMG, com foco em:

  • Combate a incêndios florestais e urbanos;
  • Primeiros socorros;
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Procedimentos de segurança.

Ao todo, foram formados 11 funcionários da Prefeitura, 02 voluntários e 05 militares da Marinha do Brasil, vinculados à Delegacia Fluvial de Furnas.

Benefícios da brigada florestal


A criação de uma brigada florestal representa um importante reforço ao Corpo de Bombeiros, ampliando a capacidade de resposta imediata diante de ocorrências, especialmente em áreas de difícil acesso. Além de atuar na linha de frente contra incêndios, os brigadistas são fundamentais em ações preventivas, de orientação à comunidade e de proteção ambiental, ajudando a reduzir danos ao meio ambiente e riscos à população.

A solenidade de conclusão contou com a presença de autoridades seguintes: o senhor Prefeito Marcelo Rodrigues da Silva, o secretário municipal, senhor Rômulo Leandro Alves, o chefe de gabinete, senhor Micael Lucas de Carvalho e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Adriano Justino de Oliveira.

O curso simboliza mais um passo na integração entre o poder público municipal, forças militares e voluntários, fortalecendo a segurança, a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.