Na última sexta-feira (12) foi realizado cerimônia de passagem de comando, e aniversário do Segundo Comando Operacional de Bombeiros (2°COB). O Coronel André Humia Casarim, sexto comandante do 2° COB, foi substituído pelo Coronel Ricardo Marisguia Mendes. A criação do 2°COB em 14/03/2014 ocorreu dentro de uma reorganização estratégica do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que na época possuía apenas um comando Operacional com sede na capital, e atendeu a necessidade de descentralização e ampliação da cobertura operacional.

Com sede na 9° Região Integrada de Segurança Pública (9°RISP) na cidade de Uberlândia, o 2° COB conta com três Batalhões subordinados, 5°BBM, 8°BBM e 12° BBM, sediados em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas respectivamente, possuindo 15 Frações destacadas e 877 militares, cobrindo as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de minas contando com 93 municipios, e população aproximada de dois milhões e oitocentos mil habitantes, sendo que no ano de 2023 foram atendidas mais de 100 mil ocorrências Assim, o 2° Comando Operacional desde sua pioneira criação cumpre o papel de levar as populações que habitam suas regiões de cobertura a excelência no serviço prestado cumprindo rigorosamente as espectativas para qual foi criado.